PROJETO FOLCLORE NA ESCOLAESTADUAL CRIANÇA CIDADÃ (CAIC) – CÁCERES-MT
O folclóre é uma manifestação cultural criada pelo povo e para o povo. Cada comunidade tem os seus costumes que forma o folclore daquela região, chamado folclore regional. Porém ainda existe o folclore mais amplo este é celebrado por um grupo maior de pessoas. Exemplo disso é o carnaval, que é uma festa popular comemorada em todo o país. Já a festa de santo Siriri e Cururu é uma festa do folclore regional de Mato Grosso. A característica mais importante do folclore é a sua resistência ao tempo, quer dizer, por mais que passe o tempo, que as gerações se sucedam, o folclore ainda existirá.
Os pais passam para os filhos os costumes,as crenças, a forma de se vestir, falar e também de preparar os alimentos, os filhos passarão para os seus filhos e esses também passarão aos seus e assim por diante. Mas com o avanço tecnológico essas práticas culturais estão desaparecendo, neste sentido o Projeto Folclore na Escola emerge com um trabalho desenvolvido dentro e fora da sala de aula com alunos do 6º anos ao 9º anos da Escola Estadual Criança Cidadã na cidade de Cáceres-MT, utilizando a escola como um instrumento de suma importância no processo de transmissão da cultura popular. Tendo como objetivo principal contribuir no conhecimento dos alunos a respeito do folclore Mato Grossense dentro do ambiente escolar, despertando nos mesmos a importância de se manter viva a sua cultura, uma vez que essa se torna a sua identidade e valorizando as diversas formas de manifestações folclóricas, despertando assim o respeito às diferenças culturais.
O projeto justifica-se no seu caráter metodológico interdisciplinar, pois, ao se falar do folclore da nossa região, estaríamos falando também da sua história, da sua geografia de elementos sociológicos, contribuindo assim para a compreensão da sua realidade, para tal, o projeto esta utilizando conhecimento de outras áreas como: História, Geografia, Língua portuguesa, Língua Inglesa, Matemática, Ciência (Biologia), Arte, Educação Física e Ensino Religioso. Os resultados obtidos durante estes três meses ainda são parciais, mas observamos através das análises dos dados que houve uma maior integração e afetividade entre os alunos, a curiosidade, a participação e a aprendizagem geradas no projeto.
EQUIPE DO PROJETO E AS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS
ATIVIDADES DESENVOLVIDA PELO PROJETO
Na época de nossos avos as crianças não tinham tantos brinquedos como atualmente e, por isso, tinham que usar mais a criatividade para criá-los. Utilizando o que existiam ao seu alcance como tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para confeccionar animais, também brincavam de amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram. Pensando nisso O Projeto Folclore na Escola esta desenvolvendo brincadeiras e jogos e assim contribuir para o conhecimento, a criatividade e a imaginação nos alunos. As atividades esta sendo feita dentro e fora da sala de aula através de confecções de brinquedos com materiais recicláveis, cartazes e oficinas de pinturas e de contação de história, para tal.
Com as brincadeiras folclóricas brasileira percebemos o aumento do interesse dos alunos pelas aulas da escola, aos debates, questionamentos e troca de experiências, pois havia variais brincadeiras que os alunos conheciam e outras não, e assim foram aprendendo e socializando o novo conhecimento conectando o passado e o presente.